Em linhas gerais, a piscina de vinil, assim como a de alvenaria, também é construída com base semelhante, oferecendo a mesma robustez de uma construção. A diferença se dá em parte no processo de construção, no qual a alvenaria recebe um revestimento de vinil, também conhecido como bolsão. Este material confere a impermeabilização, a estanqueidade da água e garante a higiêne, sem a necessidade de aplicação de produtos específicos de impermeabilização e sem azulejos — ou seja, pode ser uma boa opção.

Este tipo de piscina já é o favorito para a construção em outros países: além de ser flexível, é econômico e se adequa as mais variadas construções com arquitetura moderna.

Conheça as principais vantagens que uma piscina de vinil apresenta em relação a outros modelos:

- Não há limites de tamanho: as piscinas de vinil possuem uma clara vantagem em relação ao tamanho: ao contrário dos modelos de fibra, que possuem formato pré-fabricado, o vinil pode se adequar a diferentes tamanhos de uma obra.
Contam com o formato flexível: o vinil é ideal para quem procura um formato de piscina personalizado, seja em curvas, degraus e diferentes recortes do desenho na construção.

- Desenho personalizado: este modelo permite a flexibilidade na hora de escolher o desenho. Apesar da imitação de pastilhas ser o mais popular, o cliente também pode escolher por faixas, desenhos geométricos e estampas variadas que se adequem ao seu gosto. De acordo com o fabricante, são mais de 20 estampas disponíveis para a personalização do desenho.

- Tem estética atraente: após o término da obra, o visual de uma piscina de vinil pode ser surpreendente, executado de acordo com as especificações do morador.

- Possuem excelente custo-benefício: apesar da durabilidade mais restrita, o modelo de vinil pode ser mais atraente em termos de custos do que os mais tradicionais.

- São práticas na hora de transportar: a piscina de vinil dispensa as grandes carretas para ser transportada e não requer grandes espaços de corredores e ruas durante o trajeto, ao contrário do modelo de fibra.

- Instalação prática: por se tratar de uma construção mais simples, o tempo de instalação de uma piscina de vinil pode variar entre 15 e 20 dias. Para efeito de comparação, uma piscina de concreto pode levar até 4 meses para ter sua construção concluída.

- Manutenção fácil: o vinil pode ser reparado através dos kits de empresas especializadas para consertar trincas e vazamentos que podem surgir de forma espontânea ao longo do tempo.
Descarte facilitado: a piscina de vinil é sustentável desde a sua construção, durante o seu uso e até na sua demolição. Ela é feita com uma estrutura de alvenaria leve. Os resíduos em excesso quase não existem na demolição, já que o descarte dos materiais servem perfeitamente para a reciclagem.